Friday, December 12, 2008
O Rio de Janeiro continua lindo...
Sunday, November 09, 2008
Outono na Nova Inglaterra
Domingo passado, eu e a Ines fomos passear por Massachusetts, para ver as árvores mudando de cor com as estações. Eu já moro na região da Nova Inglaterra há muito tempo - primeiro em Worcester, Massachusetts, e agora em Providence, Rhode Island. É uma região muito fria no inverno, e extremamente quente e úmida no verão (ruim pela falta de praias boas), mas que fica muito bonita no outono, quando as folhas das árvores mudam de cor e fica tudo muito colorido: vermelho, laranja, amarelo, e um pouco de verde. Para apreciar melhor a paisagem, a gente decidiu procurar um lugar alto de onde houvesse vista, e o lugar mais próximo era Mount Wachusetts, em Worcester. Fomos para lá, e apesar do frio, foi uma caminhada fácil para subir o monte, de apenas uma hora. O monte em si já estava um pouco "careca", mas a vista lá de cima foi ótima - dava até para ver Boston! Mas acho que o melhor mesmo foi quando dirigimos para lá, quando passamos por uma variedade enorme de paisagens e de cores.
Homestake
Eu viagei com o Rick para visitar a mina de Homestake na South Dakota. Essa é a mina em que vamos fazer o nosso novo experimento, LUX. Nós fomos lá para uma reunião com o pessoal da mina, para acertar os detalhes da instalação do experimento, que será em Dezembro-Janeiro. A região é muito montanhosa, e as vistas da entrada da mina (no topo de um morro) eram uma beleza. A mina fica perto da cidade de Deadwood, famosa por ser uma cidade do "Gold Rush" (corrida do ouro) no Século 19, e onde o Wild Bill viveu. Hoje a cidade é cheia de casinos, e todos os prédios (hotéis, restaurantes, bares, ...) estão repletos de máquinas caça-níqueis. A mina também não fica muito longe do Monte Rushmore - a montanha com as cabeças de presidentes esculpidas. Da próxima vez talvez tenha tempo de ir lá.
Velejando
O Rick (meu orientador) nos convidou para ir velejar com ele. Fomos eu e a Ines, mais o Carlos (um colego do lab) e a namorada dele, a Marie Laure. O Rick tem um catamarã pequeno, e dava para levar 3 pessoas de cada vez. Infelizmente o dia estava muito nublado, enevoado, e cinzento em geral. Mas mesmo assim, o passeio foi legal.
Wednesday, August 06, 2008
Nossa Casa
Eu e a Ines nos mudamos juntos em Junho, para um apartamento novo no East Side em Providence (perto da Universidade). O apartamento não é tão grande quanto o apartamento que a Ines tinha antes, mas é muito bonito. Tem uma sala grande dividida em sala de jantar e sala de estar, uma cozinha pequena mas grande o suficiente pra gente, um quarto e um escritório / quarto-de-hóspedes. A gente fez dois vídeos pra mostrar a casa - um em julho, logo depois que arrumamos a casa, e outro em dezembro, depois que ela já estave mais usada. É só clicar nos vídeos abaixo ou ir para o meu canal do youtube.
Tuesday, August 05, 2008
Cape Cod, 4 de Julho
Eu e a Ines fomos passar o 4 de Julho (feriadão americano) acampando em Cape Cod, perto da praia. Cape Cod é uma península em Massachusetts, famosa pelas praias (não que as praias sejam muito boas - as outras da região é que são péssimas). A gente ficou em um parque de campismo a 5 minutos da praia de bicicleta, conectado por uma trilhazinha com areia. Assim que chegamos fomos a praia, mas a água estava geladíssima. Eu ainda tentei dar um mergulho, mas não deu pra ficar na água mais que uns poucos segundos.
Na primeira noite fomos a Provincetown, ver os fogos de artifício. Provincetown é a cidade na ponta da península, e é conhecida por ser uma "party town", uma cidade divertida. Isso é provavelmente devido ao fato que a grande maioria da cidade é de homens homosexuais. A cidade estava cheia de casais gays - aliás, a maioria das pessoas na rua era de casais gays - heterosexuais pareciam ser de longe a minoria. Ainda mais interessante era o fato da cidade estar toda enfeitada com bandeira portuguesas. A Ines não consequiu explicar. Eu perguntei se isso é o que dá quando portugueses vão para os Estados Unidos ("soltam a franga?"), mas ela não respondeu.
Os fogos foram legais, muito bem feitos. Depois andamos pela rua principal da cidade, que é cheia de lojas e restaurantes, e todas cheias de gente. Haviam algumas familías, algumas "drag queens", mas a maioria parecia ser de casais de homens, dominando a cidade completamente.
No sábado fomos andar por uma ciclovia perto de Provincetown que passa por umas praias, por morros e por uma floresta. O dia estava nublado, e a primeira praia estava completamente enevoada, e não deu para aproveitarmos as praias. Mas o passeio foi bom, até chegarmos a floresta, que estava cheia de mosquitos, e tivemos que pedalar a toda velocidade para evitar sermos picados por todo lado. E isso mesmo com repelente, que um casal nos ofereceu quando chegamos lá. pelo menos foi um bom exercício.
No sábado a noite fomos comer na cidade, e achamos um bom restaurante de mariscos longe da rua principal, porque a gente queria comer Clam Chowder, um caldo grosso de amêijoas (mariscos). Comemos o clam chowder e um outro prato com carangueijo e outros mariscos, e estava tudo muito bom e relativamente barato (a cidade era um bocado cara em geral).
No último dia levantamos a tenda e fomos embora, mas paramos no caminho em uma praia em Wellfleet (ainda no Cape Cod), uma pequena península para dentro da baía de Cape Cod.
Nós caminhamos umas 2-3 horas para chegar ao fim. A praia também estava cheia de mosquitos, mas estes eram enormes ("buzzards"). Felizmente cruzamos com uma guarda florestal bem no início, que nos mostrou que repelente pra mosquito também funcionava com esses monstrinhos. Ainda assim eles ficaram a nos pertubar o caminho inteiro, e a gente tinha que botar mais repelente o tempo todo. No fim, fiquei um pouco chateado que a praia estava cheia de gente - tinham vindo de barco! A gente teve o trabalhão de andar até a ponta, e esse povo preguiçoso simplesmente vai de lancha pra lá...
Para verem as fotos, clique aqui ou na foto acima.
Sunday, June 29, 2008
LUX - Verão 2008
Thursday, June 26, 2008
DMTools
A couple of weeks ago we, the Brown ParticleAstrophysics group, created a website to serve as the website for the Dark Matter Community.
The site named after the software called DMTools, used by almost all DM groups to make the limit plots you will see in DM papers. The plots that show how sensitive the the detector is to dark matter, or in other words, the parameter space ruled out by the experiments, showing what energy and cross-section the dark matter particles don't have (otherwise we would have seen them). The software was developed by my advisor and his CDMS collaborators, and it's hosted in our servers at Brown.
The design is by Carlos, and it's pretty cool. The site has a DM wiki and a DM forum, mostly to talk about the experiments and their results. Check it out at:
Tuesday, February 12, 2008
India
- Delhi, a capital da India;
- Agra, onde fica o Taj Mahal (+ Fatehpur Sikri, a cidade real abandonada);
- Jaipur, a Cidade Rosada, capital do Rajastão e centro comercial (+ Amber, com o maior palácio da região);
- Pushkar, com o lago sagrado;
- Udaipur, com o romântico Palácio do Lago;
- Ranakpur, com os templos dos Jains;
- Jodhpur, a Cidade Azul, com um fortaleza enorme no topo de um monte; e
- Jaisalmer, a Cidade do Deserto, de onde fizemos um safari de camelos e passamos a noite nas dunas.
A viagem correu muito bem, mas é difífil dizer que foi ótima - sempre que nos perguntam como foi, a gente responde que foi "interessante", ou que foi muito "diferente". É porque apesar de todas as coisas bonitas e legais que vimos e fizemos, também foi uma viagem muito estressante de vez em quando.
Um dos problemas era o assédio constante por gente querendo dinheiro - pedintes, lojistas, guias, homem-santos... era difícil relaxar e conversar com alguém na rua, porque provavelmente queriam dinheiro. Por exemple, se estivessemos andando por um monumento e uma pessoa fosse simpática com a gente, nos apontasse algo pra ver ou recomendasse um lugar pra ir, era provavelmente alguém tentando pedir dinheiro ou tentando ganhar comissão para nos levar a algum lugar (até os "homem-santos" faziam isso!). Outro problema era a constante negociação de preços - de quartos, transporte, presentes, ... de tudo menos comida. Em nenhuma loja se podia perguntar o preço, porque para os lojistas isso era sinal que nós queriamos negociar. Em vários lugares (como no mercado em Jaipur) não era preciso nem falar nada, bastava olhar para alguma coisa que começava a negociação - a gente tinha que andar rápido, olhando pra frente, pra evitar isso. Finalmente, também tentaram nos enrolar frequentemente, daí mais uma razão para não poder relaxar. Eram motoristas que nos levavam para agências de viagens falsas, que diziam que nosso hotel tinha fechado para poder nos levar a outro lugar onde ele ganhava comissão, restaurantes com nomes semelhantes ao recomendado pelo guia, para poder lucrar com a fama do outro... chegou a um ponto que tinhamos que recusar ajuda e nunca dizer pra ninguém onde estávamos indo, e quando fossemos de motorista pra algum lugar, ficar uns 15 minutos olhando em volta pra tentar confirmar se estávamos no lugar certo...
Por outro lado, vimos muitas coisas bonitas, palácios, paisagens, cidades, comemos muita comida deliciosa, e fizemos muitas coisas interessantes. Enfim, não foram umas férias praia, em que se fica relaxando e aproveitando o tempo; foi uma aventura.
Nós tiramos mais de 1500 fotos, e infelizmente, ainda nao tive tempo de arrumá-las. Vou colocar umas aqui só por que estão me cobrando - se quiserem explicações, vão ter que falar comigo ou com a Ines. Nos próximos dias tento escrever alguma coisa sobre a viagem e sobre as nossa experiências. Eventualmente vou colocar um álbum e uma entrada no blog por cidade. Por enquando ficam estas "poucas" fotos.
20080101_India_Highlights_v3