Tuesday, February 12, 2008

India

Eu e a Ines fomos viajar pela India. Voamos pra Delhi no dia 1 de Janeiro, e de lá viajamos de trem e de ônibus para Agra e pelo Rajastão, a terra dos Rajás, uma região no centro-noroeste da India. Visitamos por 8 cidades em 3 semanas:

  • Delhi, a capital da India;

  • Agra, onde fica o Taj Mahal (+ Fatehpur Sikri, a cidade real abandonada);

  • Jaipur, a Cidade Rosada, capital do Rajastão e centro comercial (+ Amber, com o maior palácio da região);

  • Pushkar, com o lago sagrado;

  • Udaipur, com o romântico Palácio do Lago;

  • Ranakpur, com os templos dos Jains;

  • Jodhpur, a Cidade Azul, com um fortaleza enorme no topo de um monte; e

  • Jaisalmer, a Cidade do Deserto, de onde fizemos um safari de camelos e passamos a noite nas dunas.


A viagem correu muito bem, mas é difífil dizer que foi ótima - sempre que nos perguntam como foi, a gente responde que foi "interessante", ou que foi muito "diferente". É porque apesar de todas as coisas bonitas e legais que vimos e fizemos, também foi uma viagem muito estressante de vez em quando.

Um dos problemas era o assédio constante por gente querendo dinheiro - pedintes, lojistas, guias, homem-santos... era difícil relaxar e conversar com alguém na rua, porque provavelmente queriam dinheiro. Por exemple, se estivessemos andando por um monumento e uma pessoa fosse simpática com a gente, nos apontasse algo pra ver ou recomendasse um lugar pra ir, era provavelmente alguém tentando pedir dinheiro ou tentando ganhar comissão para nos levar a algum lugar (até os "homem-santos" faziam isso!). Outro problema era a constante negociação de preços - de quartos, transporte, presentes, ... de tudo menos comida. Em nenhuma loja se podia perguntar o preço, porque para os lojistas isso era sinal que nós queriamos negociar. Em vários lugares (como no mercado em Jaipur) não era preciso nem falar nada, bastava olhar para alguma coisa que começava a negociação - a gente tinha que andar rápido, olhando pra frente, pra evitar isso. Finalmente, também tentaram nos enrolar frequentemente, daí mais uma razão para não poder relaxar. Eram motoristas que nos levavam para agências de viagens falsas, que diziam que nosso hotel tinha fechado para poder nos levar a outro lugar onde ele ganhava comissão, restaurantes com nomes semelhantes ao recomendado pelo guia, para poder lucrar com a fama do outro... chegou a um ponto que tinhamos que recusar ajuda e nunca dizer pra ninguém onde estávamos indo, e quando fossemos de motorista pra algum lugar, ficar uns 15 minutos olhando em volta pra tentar confirmar se estávamos no lugar certo...

Por outro lado, vimos muitas coisas bonitas, palácios, paisagens, cidades, comemos muita comida deliciosa, e fizemos muitas coisas interessantes. Enfim, não foram umas férias praia, em que se fica relaxando e aproveitando o tempo; foi uma aventura.

Nós tiramos mais de 1500 fotos, e infelizmente, ainda nao tive tempo de arrumá-las. Vou colocar umas aqui só por que estão me cobrando - se quiserem explicações, vão ter que falar comigo ou com a Ines. Nos próximos dias tento escrever alguma coisa sobre a viagem e sobre as nossa experiências. Eventualmente vou colocar um álbum e uma entrada no blog por cidade. Por enquando ficam estas "poucas" fotos.

20080101_India_Highlights_v3

Posted by Picasa