Ines fez a defesa de tese de doutoramento ontem, e passou! A palestra dela foi muito boa, apesar de que eu e vários dos nossos amigos não termos entendido nada. Eu e o Carlos ainda conseguimos entender uma frase ou duas, mas a Marie-Laure e a Ana Catarina não devem ter entendido sequer uma palavra. O trabalho dela é em Teoria de Cordas, também chamada de “teoria de tudo”, porque é a teoria que unifica todas as teorias da física e explica tudo – com certeza é a matéria mais avançada e mais difícil que existe. E agora a “Doutora Ines” é reconhecida como uma especialista no assunto. Estamos todos muito orgulhosos!
Saturday, April 25, 2009
Coimbra
Semana passada eu fui a Coimbra (Portugal) dar uma palestra na Universidade. Estava “concorrendo” para uma posição de post-doc lá, e fui convidado para dar uma palestra e assim poder conhecer o grupo. O grupo é parte do LIP, um instituto de pesquisas situado na Universidade Coimbra. A palestra e a visita correram bem, e o grupo pareceu muito bom. Me ofereceram o emprego e eu já aceitei. Parece que vou mesmo para Portugal!
O emprego começa em setembro. Apesar de não ganhar muito (relativo ao que ganharia nos EUA), a Inês insiste que o custo de vida em Portugal também não é alto, e portanto vamos estar bem. A única chatice é que o post-doc dela é em Lisboa, e eu vou estar em Coimbra, a 1 hora e meia de distância. Mas considerando como é difícil coordenar dois físicos em campos muito especializados, já somos sortudos em ter ficado no mesmo país, e em cidades boas. Quer dizer, ainda não conheço a cidade de Coimbra, mas sei que Lisboa é boa sim. Não é tão bonita quanto o Porto, mas enfim…
Se estiverem interessados em ver minha palestra, podem vê-la na página de palestras do LUX: http://lux.brown.edu/talks.html
Monday, April 06, 2009
Terremoto em L’Aquila e Paganica
Ontem a noite houve um terremoto na área de L’Aquila, afetando também o laboratório de Gran Sasso (onde o nosso experimento XENON10 estava localizado) e Paganica (a vila onde moramos durante XENON10, em 2006). Foi um terremoto de magnitude 6.3, e mais de 200 pessoas morreram.
NY Times - Earthquake in Italy
Nossos colegas que fazem parte do XENON100 ainda estão lá, e ainda não temos certeza de como foram afetados. O laboratório ficará fechado por uns dias, e várias casas foram destruídas (quase todos as casas alugads pelo XENON100 foram condenadas). Pelos emails que temos recebidos, parece que todo mundo do XENON100 está bem. O Alfredo, que é Italiano e original de Paganica, teve a perna machucada quando a casa dele desabou, mas parece que não foi grave. Espero que a família dele esteja bem também.