No fim-de-semana passado, eu fui com a Ines a Santiago de Compostela, na Espanha, onde ela foi dar um seminário. Santiago fica na Galícia, que não apenas é logo ao norte de Portugal, mas também é muito próxima culturalmente – lá eles falam galego, que parece mais com português do que com castelhano.
O centro histórico de Santiago é lindíssimo, com prédios de granito e paredes brancas. As ruas são estreitas, com muitas arcadas e varandas, e o chão é coberto de blocos de granito também.
Santiago é supostamente a terceira cidade mais santa do mundo para a igreja católica, depois de Jerusalém e Roma. Ela é o destino final dos Caminhos de Santiago, rotas para peregrinos religiosos desde a Idade Média. A cidade ainda hoje está cheia de peregrinos e turistas
Nós demos sorte na nossa visita porque 2010 é um ano de Jubileu, o que acontece sempre que o dia de São Tiago cai num domingo. Nestes anos, quem entra pela porta recebe uma Indulgência Plenária, o que significa que o castigo que a pessoa iria pagar no purgatório antes de ir pro céu é cancelado.
O Dezaseis, um restaurante ótimo recomendado pelo Jose, o nosso anfitrião na universidade, era muito bonito. Lá comemos um polvo grelhado, típico da região, que foi a melhor que tivemos em Santiago. Ah, e também foi a minha primeira vez na Espanha! Quero ver se finalmente começo a viajar pela Europa.