Saturday, December 19, 2009

ZEPLIN

20091207_boulby_mine_zeplin3_opening_3587 Agora que trabalho no LIP em Coimbra, faço parte da colaboração ZEPLIN, que também faz experimentos para a detecção direta de matéria escura. Neste momento estamos nos preparando para re-iniciar o ZEPLIN-III, que parou este ano para um upgrade, e agora está pronto para continuar. O detector está instalado em uma mina no norte da Inglaterra, a mina de Boulby, a 1km debaixo da terra.


Na semana passada fui para a Inglaterra, e passei a semana inteira trabalhando com o detector na mina. Passei a semana inteira sem sol, já que vamos para a mina antes do sol nascer, e só saimos quando está bem escuro. Foi uma semana puxada, mas bem legal, porque deu para conhecer o detector com o qual vou estar trabalhando a partir de agora. Nós ficamos hospedados numa cidadezinha turística a meia hora de distância, a Whitby, que tem a distinção de ser a cidade em que o Drácula chegou a Inglaterra no livro do Bram Stoker. A cidade parece simpática, mas como eu a vi principalmente a noite, só posso dizer que parece uma cidade ótima para vampiros, com a ruas antigas, estreitas e escuras, igrejas góticas, ruínas de um monastério em cima do morro ao fundo da cidade, e a névoa diária que é típica do clima inglês. A outra coisa que me impressionou muito na cidade foi o preço das refeições: o pessoal insistia em ir a restaurantes chiques para jantar, e acabamos gastando uma fortuna toda noite. Felizmente o LIP cobre as refeições. Fora essa tendência a gastar muito, o pessoal do ZEPLIN que eu conheci era muito legal e simpático. Um colega do LIP também veio comigo, o Francisco. Ele é um postdoc aqui em Coimbra, e além de muito inteligente e experiente, ele é muito simpático, e tem me ajudado bastante.


O pior desta viagem é a própria viagem - leva-se praticamente o dia inteiro para se chegar lá: um vôo para Inglaterra, seguido de 5 horas de carro, ou 3 mudanças de trem para poder chegar a Whitby. Pelo menos há muita vista. Tirei algumas fotos da cidade de Londres em volta da Imperial University, onde nos encontramos com outros colegas do ZEPLIN antes de subir para a norte, do laboratório, do hotel em Whitby, da área em volta da estação de trem de Whitby (com as ruínas ao fundo), e das vistas na viagem de volta. Infelizmente não pude tirar fotos da mina, porque máquinas fotográficas são proibidas nos túneis fora do laboratório, mas pelo menos tirei fotos da gente vestido com as roupas de mineiro para podermos entrar na mina, e com a roupa limpa ("bunny suits") para poder trabalhar com o detector.


Clique aqui ou na foto acima para ver as fotos.

No comments: