Terminei! Finalmente terminei meu doutoramento, submeti minha tese, me mudei para Portugal, e estou iniciando o meu pos-doutoramento em Coimbra. Nestes últimos meses não fiz nenhum "post" no meu blog porque estava tentando me isolar o máximo possível para poder me concentrar na minha tese. Por isso também tenho estado offline no Skype e messenger. Mas agora que acabei, volto a ligá-los, como já podem ter percebido.
Meu último "post" foi logo depois da Ines ter terminado o doutoramento dela. Desde então, tenho me concentrado em terminar de escrever a minha. A tese é sobre detectores de matéria escura, com foco em "backgrounds", com o título:
"Optimization of Signal versus Background in Liquid Xe Detectors Used for Dark Matter Direct Detection Experiments"
O título é bem longo, e a tese também, com 387 páginas (teve muitos gráficos). Minha defesa foi no dia 4 de novembro. Duas semanas antes da defesa, eu tinha que entregar uma versão semi-final ao meu comitê (o meu orientador Prof. Gaitskell, e mais dois, Profs. Dell'Antonio e Landsberg). No dia 4 eu faria uma apresentaçao de 1 hora (aberta a todos), seguida de perguntas do comitê e da platéia. Depois todos menos os professores saem, para discutirem se eu passo (não há nota - ou você é bom suficiente para ser doutor ou não é). A apresentação correu bem, mas as perguntas do meu comitê, que geralmente são simples e duram uns poucos minutos, duraram desta vez um hora - os meus colegas que vinheram ver ficaram impressionados com o tanto que demorou. Enfim, passei, os professores assinaram a minha tese, e todos saímos para celebrar (infelizmente a Ines já estava em Portugal e não pôde vir L ). Mas ainda não estava terminado! Apesar de ser praticamente um doutor, ainda faltava submeter a tese, o que só poderia ser feito depois de responder aos comentários e fazer as revisões sugeridas pelo meu comitê. Mas isso eu podia fazer depois, já que a tese pode ser submetida eletrônicamente. Então, 3 dias depois de defender, acabei de preencher toda a papelada da universidade, empacotei o resto das minhas coisas nos Estados Unidos, e parti para Portugal. O empacotamento foi fácil, eu e Ines já tinhamos mandado 10 caixas (~0.5m cúbico cada) com as nossas coisas para Portugal em Agosto, a Ines já tinha ido para Lisboa em Setembro, e eu estava morando só com duas malas de coisas no sótão do Carlos (meu amigo do lab). Depois de 3 semanas em Portugal, terminei de fazer as correções na tese, submetí-la para a Brown, e no dia seguinte ela foi aprovada. Mas ainda não terminou! O diploma só sai em maio de 2010, durante a formatura. Mesmo assim, já recebi o meu certificado, e finalmente sou Doutor. No fim-de-semana passado, eu e a Ines saímos para celebrar o término dos nossos doutorados, num restaurante muito chique numa praia ao norte de Lisboa.
Quando cheguei em Portugal, passei 1 semana e meia em Lisboa com a Ines, onde ela está fazendo o pós-doutorado dela. Depois fui para Coimbra, onde vou fazer o meu pós-doutoramento no LIP, um instituto de pesquisa localizado na Universidade de Coimbra. Já arranjei um apartamento, e o padastro da Ines nos deu um carro para usar em Coimbra (a Ines já tem um em Lisboa). Infelizmente não estamos morando juntos, mas já foi bastante sorte para dois físicos terem conseguido pós-doutoramentos no mesmo país. Além disso, Coimbra e Lisboa ficam só a 2 horas de distância de trem, e por isso é fácil passarmos os fins-de-semana juntos, e ir passar uns dias com o outro sempre que quisermos.
A Universidade de Coimbra é muito antiga, tendo sido fundada no século XIII - é uma das universidades mais antigas do mundo. Partes dela são muito bonita, e o departamento de física (onde o LIP está) fica bem ao lado da praça central da universidade, e portanto numa das áreas mais turísticas da cidade - quase todo dia tem onibus de tursistas descendo bem em frente ao departamento, para ver a universidade. A área em volta da universidade e no centro, que fica a 10 minutos a pé, é também muito legal, tem aquela ar de cidade européia antiga, com ruas estreitas, e casa, praças e igrejas medievais espalhadas pela cidade. Ela está toda enfeitada para natal, as ruas e áreas publicas estão todas decoradas, e a cidade está ainda mais bonita (aliás, Lisboa também - vejam as fotos). Meu apartamento fica numa área mais nova da cidade, perto de um Shopping Center, com restaurantes e lojas perto - é uma localização ótima, e a 20 minutos a pé da universidade. Mas com tanta coisa acontencendo (trabalho, apartamento, burocracia, visto de residência, etc...), ainda não arrumamos nem nosso apartamento de Lisboa nem o de Coimbra. Espero que na época de natal e ano novo dê para descansar um pouco, e para acabar de arrumar as casas.
Clique nas fotos ou nos links abaixo para ver as fotos:
No comments:
Post a Comment