Sunday, June 02, 2013

Chegada em Portugal

 Esta semana cheguei em Portugal depois de quase 4 meses nos Estados Unidos, e milagrosamente não perderam nenhuma das minhas malas!  Mas isso era só uma breve calma antes da tempestade - eu mal sabia o que me esperava em casa...

Quando chego em casa na terça, descubro que cortaram a eletricidade.  Não parece tão mal, exceto... A geladeira!  Eu tinha deixado umas carnes e legumes congelados, mas agora era só uma massa cinzenta uniforme, gotejante, e um cheiro de putrefação horrível.  Descubro também que cortaram meu celular, e portanto não tenho internet nem outro meio de comunicação, então vou andando pra EDP.  O problema afinal é que apesar de eu ter debito direto da conta, logo no primeiro mês a conta ficou acima do limite e o dinheiro não foi debitado, e apesar de eu receber todas as minhas contas por email, os avisos de atraso só vem por carta.  Eles vão reativar a conta, mas só podem ir ligar a luz na quinta-feira!  Até lá, velas, geladeira trancada pro cheiro não escapar, sem internet, e banho gelado - e ainda por cima a fazer frio!

Logo depois fui a vodafone pra reativar o celular, mas ele só volta a receber sinal na manhã seguinte.  Resultado: ele fica sem bateria, porque passou a noite toda tentando reconectar.  Eu decido ir a universidade carregar o celular e laptop, mas começa a maior chuva.  Não tem problema, basta ir de carro... exceto que a bateria estava descarregada e o carro não pega!  Eu passo o dia em casa, desfazendo as malas e arrumando a casa.

Na quinta de manha, finalmente ligam a eletricidade, e eu faço uma limpeza geral na geladeira.  O seguro cobre mandar um mecânico pra dar a partida no carro.  Parece que está tudo se resolvendo, mas aí eu descubro que o roteador morreu, e eu fico sem internet em casa.  Também descubro cortaram minha conta do Via Verde (o pedágio automático de Portugal), porque eu mudei de cartão de crédito e não os avisei.  E agora que já tenho eletricidade pro aquecedor a água quente, a chuva para e o clima esquenta.  E quando entro em casa no fim do dia vejo que o cheiro ainda está lá - deixo a geladeira "de molho" em vinagre, pra ver se passa.

Sexta-feira de manhã a casa toda cheira a vinagre, e lá vou eu passar mais 2 horas limpando a geladeira (e todos os buracos, frestas, borrachas, etc...).  Parece que o cheiro finalmente está passando. Arranjo outro roteador, troco os cartões na Via Verde.  Agora sim, tudo está se resolvendo.  E assim que eu começo a relaxar, caminhando da universidade pra casa no fim-do-dia, ploft!  Um pássaro faz cocô na minha cabeça.

Assim é perseguição!


1 comment:

Rafael said...

Isso é sinal de virá uma maré sorte... Muita sorte...