Friday, January 15, 2010

2,200 km de Feriados

20091224_Natal_Portugal_4650.JPG

Neste ano novo, precisava de umas férias para me recuperar dos feriados. Tive um ótimo natal e ano novo, mas foi um bocado puxado: subimos e descemos o país umas 4 vezes, num total de 2,200 km acumulados neste período. A razão para tanta viagem é que passamos o dia 24 de dezembro com a família do pai da Ines, que mora em Évora (a leste, e um pouto ao sul, de Lisboa), e o dia 25 com a família da mãe da Inês, que se reuniu no Porto (no Norte de Portugal). Na volta, passamos por Coimbra e Setúbal (onde mora a mãe de Ines), antes de irmos para Lisboa. Também não ajudou nada a máquina de café expresso que a Ines ganhou do pai não ter funcionado, nos forçando a voltar a Évora logo após o Natal. De lá, subimos a Coimbra, para ficar uns dias até o Ano Novo, e de lá descemos a Portimão, no Algarve, na costa sul do país. Finalmente, acabamos em Lisboa. Para se ter uma idéia do tanto que rodamos, fiz também um diagrama das nossas viagens - podem vê-lo junto com as fotos.

Mas apesar de tanta correria, tanto o natal quanto o réveillon foram bons. O natal na casa do Pai da Ines (João) foi igual aos 2 que já fui antes há 2 anos e 4 anos atrás: passamos o dia inteiro a fazer doces, com uma ceia grande no final. Novamente, o melhor doces foram as farófias que eu fiz :) . O natal com a família da Ines foi muito animado, e lembrou um pouco do nosso em São Luís. A família é bem grande, e se reuniu toda na casa dos tios dela no Porto. Era para ser um almoço, mas se estendeu o dia todo. Mas foi só de noite que a animação começou mesmo, quando um dos primos puxou um violão, e todo mundo ficou a cantar até tarde da noite (ouvimos no dia seguinte que correu até as 4 da manhã).

2200_km_de_feriados___diagrama.jpgO ano novo também foi familiar: passamos a meia-noite na "avenida litorânea" de Portimão, vendo os fogos de artifício e música ao ar livre (numa outra praia, em que nós não ficamos, tinha até música baiana!). O ano novo foi planejado de última hora: chegou o dia 31 e ainda não tínhamos planos. Tínhamos uma vaga idéia de ir ver fogos-de-artifício em Lisboa, mas a Ines não gostou muito da idéia. No caminho de Coimbra para Lisboa ela sugeriu irmos para o Portimão no Algarve. Graças ao iPhone, pesquisamos se haveria alguma coisa acontecendo lá no ano novo, procuramos hotéis no Google, e logo no primeiro achamos um bom negócio: 55 euros por noite. O único problema era não estarmos preparados - as nossas roupas mais arrumadinhas e casacos mais quentes estavam em Lisboa, assim como desodorantes, escovas de dentes, etc... Mesmo assim, tínhamos o suficiente para uma troca de roupa no carro, e decidimos ir assim mesmo. Chegamos lá a tempo de comer qualquer coisa e ir ver os fogos na Praia da Rocha. No dia seguinte, ficamos a passear - a zona litorânea é muito bonita, e a cidade em volta é muito boa para passear, cheia de restaurantes e cafés.

Faltou só mencionar a foto acima: a nossa primeira árvore de natal! Era uma árvore de verdade, comprada no Ikea, que tem um programa de devolução de árvores após o natal para que elas possam ser replantadas - foi um natal ecológico, para compensar o todo o carbono que soltamos com as viagens.

Clique aqui ou na foto acima para ver as fotos das viagens.

No comments: