Monday, April 10, 2006

Florença, com Ines

Semana passada prepararam a rotação de "plantões" no lab, e vi que eu não ia ter um fim-de-semana - tinha plantão de Sexta a noite ao Sabado de manhã, e no Domingo o dia inteiro. Então quando percebi que pelo menos ia ter a Sexta de dia de folga, fugi na quinta a noite e fui me encontrar com a Ines em Florença, que tinha ido pra lá passear depois de terminar um "Congresso" de Teoria de Cordas em Trieste (no norte da Itália).

Não foi uma coisa muito bem planejada, foram 3 horas dirigindo (no carro que compartilho com o grupo da Brown) de Gran Sasso pra Florença, mais 1 hora pra achar o hotel - a cidade é super complicada, e cheia de ruas de mão única, sempre na direção conrária! Pelo menos deu pra ver algumas ruínas romanas enquanto estava perdido. Finalmente cheguei lá, e logo de entrada já fui vendo como a cidade é bonita, com as pontes antigas, muitos casarões, muitas praças, de arquitetura muito bonita. Não tem a abundancia de estátuas e arte em geral que Roma tem, mas ainda sim é belíssima. No dia sequinte andamos bastante pela cidade. Primeiro fomos a biblioteca dos Medici, onde acabei pisando numa obra do Michelangelo (era uma escada). Vimos o Duomo, a Catedral principal da cidade, com uma cúpula gigantesca, e com a façada de mármore muito colorida e cheia de estátuas. Depois fomos a Piazza della Signoria, o centro histórico/político da cidade, onde ficam o palácio do governo e vários prédios da burocracia local, inclusive um prédio de escritórios dos Medici, a família que controlava a cidade durante a Renascença e que patrocinou o Michelangelo. Na Piazza fomos ao museu do Ufizi (o antigo escritório dos Medici), que tem a maior concentração de arte da Itália. Quando ele foi construído, os Medici reservaram o segundo andar exclusivamente para colocar obras de arte, para servir de inspiração ao trabalho. No museu havia vimos quadros de da Vinci, Michelangelo, Rafael, e outros. Na Piazza vimos várias estátuas famosas, entre elas o David de Michelangelo. Quer dizer, vimos as cópias, porque as originais foram levadas para dentro de museus, para protegê-las do tempo e de pessoas. Aliás, o mesmo aconteceu com várias das estátuas na cidade, como as do Duomo.

A comida, tanto o almoço quanto jantar, não foi nada boa, mas pelo menos comemos um sorvete que estava uma delícia (melhor coisa que já comi aqui na Itália, ams infelizmente não lembro o nome), e que comemos na Piazza della Signoria enquanto admirávamos as esculturas. Passamos o resto do dia a ver a cidade, igrejas, e o Palazzo Vecchio (mas só o lobby, a entrada era muito cara). Eu tinha uma conferência por telefone para participar as 6 da tarde, e devia ter voltado para Gran Sasso, mas o Peter (estudante da Brown, a gente divide o apartamento em Paganica) me deu a idéia de ligar via Skype. Então eu achei um Internet Café, liguei meu laptop e Webcam, e participei da conferência de Florença. Ninguém soube! Acabamos o dia indo ver o pôr-do-sol na Piazzale Michelangelo, que tinha uma vista espetacular da cidade, e principalmente do Duomo, muito maior que os outro prédios da cidade. Depois fui deixar a Ines na estação de trem, porque ela ia para Veneza passar dois dias e pegar o avião de volta para os EUA. Eu voltei para Gran Sasso, depois de mais uma hora perdido em Florença.

Clique aqui ou na foto acima para ver o Álbum de Fotos Posted by Picasa

4 comments:

Anonymous said...

Êta LF... paixão á flor da pele, hein? 4 horas dirigindo... É isso aí, espero que vocês estejam felizes juntos. É isso que importa!!!

Anonymous said...

Luizinho, acompanhar as tuas andanças pelo mundo, teu sucesso e ver tuas fotos nos enche de orgulho.
Um beijão, Bolinha!

Anonymous said...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

Anonymous said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»