Monday, April 17, 2006

Roma, Parte Due

Finalmente tivemos um Fim-de-Semana de verdade, sem trabalho nenhum. O experimento teve um problema na Quinta-Feira, e depois dos PostDocs implorarem bastante, a Elena "permitiu" que a gente tivesse o Sábado e Domingo de "folga" (Segunda-Feira é feriado aqui na Itália, mas logicamente isso não conta para o experimento XENON).
Eu, Angel, e Simon (o Francês, PostDoc novo da Brown) fomos a Roma. A nossa primeira parada foi a Capela Sistina, mas não pudemos entrar porque havia uma fila de 1km para a entrada - e eu não estou exagerando! A fila começa na porta para o Museu do Vaticano, que fica numa ponta do Vaticano, dá a volta nas muralhas do Vaticano, e vai até a entrada lateral da Piazza di San Pietro, que fica na outra ponta do Vaticano. Era enorme! Quando alcançamos o fim da fila, vimos que já estávamos praticamente na Piazza di San Pietro, e então fomos pra lá. Havia também uma fila enorme para entrar na Basílica (dava uma volta completa na Piazza, dobrava e dava mais 1/4 de volta). Felizmente eu e o Angel já tinhamos visto a Basílica da outra vez, então não perdemos nada.
De lá fomos para o Castello Sant'Angelo, e sumbimos para o topo da torre principal, onde haviam vistas lindíssimas da cidade.
Subimos para a Piazza del Popolo, que era muito bonita, especialmente uma das fontes que foi feita em vários andares e subia um morro. Vimos lá a Chiesa di Santa Maria del Popolo, que tinha pinturas do Caravaggio e esculturas (e pirâmides!) do Bernini. Gostei bastante das esculturas de anjos sentados en arcos no teto da igreja, ficou um efeito legal.
Depois fomos a Vila Borghese, um parque com muitos jardins, fontes, esculturas, e museus. Como o dia estava muito bonito, com céu azul e muito quente, foi um passeio bom. Infelizmente, foi um passeio muito longo, e quando chegamos no Museu Borghese (no outro fim do parque), eles já não tinham mais ingressos. Também ficou muito tarde para irmos ao Fórum Romano (o Centro Antigo da cidade, cheio de ruínas romanas), que eu só tinha visto por fora da última vez e queria muito entrar desta vez. Fica pra próxima.
Ficamos a passear pelo Cento Histórico, passamos pela fonte de Trevi, onde esperamos as luzes se acenderem no fim da tarde, passamos pela Piazza di Spagna (onde as pessoas vão para "verem e serem vistas"), que estava lotada de gente, e finalmente no Colesseo, já no escuro (a iluminação era bonita).
Desta vez a comida foi um pouco melhor do que a última viagem a Roma. Em vez de irmos a restaurantes aleatoriamente, sentamos e procuramos no guia um lugar que parecesse bom pra comer. O almoço foi no Difronte, onde eu comi um raviolli que estava mais ou menos e muito pequeno (apesar do guia ter dito que as porções eram grandes). De noite jantamos no "La Base" (não lembro bem o nome, estava no guia do Simon), um "Diner" estilo americano, mas com pizzas e massa bem Romanas. As pizzas estavam muito boas, e bem baratas também (uma raridade em Roma). Ah, e quase que ia me esquecendo: comi bastante sorvete também, que aliás estava muito bom (mas não tanto quanto o de Florença) - até agora, a melhor comida da Itália.

Para ver as fotos, clique aqui ou na foto acima. Posted by Picasa

1 comment:

Anonymous said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»