Saturday, December 31, 2005

Portugal, 2005 - Part 2: Natal, Porto e o Estilo Manuelino


O Natal foi dividido: o dia 24 nós passamos com o pai da Ines, em Évora (no Sul de Portugal), e o dia 25 nós passamos em Coimbra (no Norte de Portugal). Logo depois nós fomos mais um pouco ao Norte e vimos o Porto, que na minha opnião é a cidade mais bonita de Portugal. As fotos foram adicionadas ao Álbum - clique na foto ao lado para vê-lo.

Évora é uma cidade dentro de muralhas - muralhas antigas, tipo forte/castelo, construída para proteção da cidade no Século XIV. Por causa do confinamento, as ruas são estreitas e parecem um labirinto - é muito legal. A cidade fica na região do Alentejo, no Sul de Portugal, uma região pobre e mal desenvolvida, considerada o "interior" (quer dizer, onde o povo é caipira). Para se ter uma idéia do que pensam da região, dizem que as piadas que os brasileiros fazem sobre Portugueses, os Portugueses fazem com Alentejanos. É uma região de oliveiras (de onde vêm as azeitonas) e sombreiros (de onde vêm as cortiças).

O dia 24 foi na casa do pai da Ines. O mais interessante foi a quandidade e variedade de dôces para sobremesa (vejam as fotos). Eu fiz um deles, as Farófias (claras de ovos cozidas no leite, com cobertura), que ficaram ótimas!

O dia 25 foi em Castanheda, pertinho de Coimbra, com a família da mãe da Inês. Tentamos ir a Coimbra no dia 26, mas não tivemos tempo lá porque o almoço tomou a tarde inteira. O almoço foi leitão assado, a especialidade da região - tem uma rua com dezenas de restaurantes oferecendo leitão assado.

Depois de Coimbra fomos ao Porto - cidade lindíssima. Os prédios são antigos, grandes, e com arquitetura imponente. É comum ver igrejas cobertas de Azuleijos azuis. Eu achei a cidade muito mais bonita do que Lisboa, mas não posso mais dizer isto porque a Ines já me ameaçou me mandar de volta! (Ela é Lisboeta)

Na volta do Porto para Lisboa, paramos para ver o Mosteiro da Batalha, um mosteiro/palácio gigante e extravagante construído no meio do nada no Século XIV, para celebrar a vitória dos Portugueses contra os Espanhóis em 1385. O Mosteiro é incrível, ricamente trabalhado, o supersumo do estilo Gótico em Portugal, com detalhes em estilo Manuelino adicionados no Século XV e XVI. Vale a pena ver.

Uma coisa legal destas viagens: de vez em quando, eu vou dirigindo, olhando pra estrada, e de repente, a gente vê um castelo - bem ali, na beira da estrada! Um castelo medieval! Como se não fosse nada demais.

Sobre o Estilo Manuelino: Foi um estilo arquitetônico desenvolvido durante o reinado de Dom Manuel I (reinado: 1495-1521), uma evolução Portuguesa do Gótico, com leve influência Mouriscas. O estilo é um retrato do período de expansão colonialista que o Império português conhece no século XV, e inclui motivos marítimos, que ornamentam as construções: cordas entrançadas, cabos, âncoras e corais. Eu diria que sua maior característica é a riquesa de detalhes na ornamentação de elementos menores da arquitetura (arcos, janelas, portas), enquanto que as paredes são nuas e a desenho geral dos prédios são Góticos.

Um dos arquitetos do estilo Manuelino foi Diogo de Boitac, que iniciou sua carreira criando o Convento de Jesus em Setúbal (que só vi de fora), mas ficou famoso pelo seu trabalho no Mosteiro dos Jeronimos, onde foi o primeiro arquiteto, e no Mosteiro da Batalha.

Íamos pra Espanha, mas não acho que vai dar tempo. Depois digo mais. Posted by Picasa

Tuesday, December 20, 2005

Portugal, 2005

Estou em Portugal! Eu vim pro Portugal passar o Natal e fim-de-ano com a Ines. Clique na foto ao lado para ver as fotos (legendas em português).
Destaques:
- Lisboa: Está toda enfeitada pra natal. O centro histórico está muito bonito: há luzes nas árvores e penduradas sobre as ruas.
- Azuleijos: A cidade se parece um pouco com São Luís - só que muito maior. Aliás, para se ter noção de como é Lisboa, imagine o Projeto Reviver, adicione o Renascença II, multiplique por 30, e espalhe alguns castelos medievais = Lisboa!
- Bancos: Há um banco em cada quarteirão. No centro, é banco, loja, banco, loja, banco...
- Pastelarias: Não têm pastéis! São centenas de Pastelarias por toda cidade, mas não consigo achar um simples pastel de queijo! Algumas têm algo que chamam de pastel, mas é um doce, nada a ver com o que conhecemos.
- Setúbal: Terceira maior cidade de Portugal, onde mora a mãe da Inês. O centro histórico é legal: as ruas são estreitas, todos os prédios têm fachadas antigas muito bem conservadas, e com lojas novas dentro - e internacionais!
- Serra da Arrábida: A serra vai até o mar, com paredões, precipícios e vistas muito bonitas. Pena que não deu pra ver muito por causa da neblina...
- Castelos da Idade Média! Já vi castelos dos Séculos XV e XVI, em condições muito boas. Também vi catedrais antigas, moinhos-de-vento, e a famosíssima Torre de Belém!
- Comida: Coelho (uma delícia) e Chocos com Tinta (Chocos são parecidos com lulas, só que menores; os chocos são fritos e misturados com a própria tinta).
- Natal: Para o dia 24 nós vamos a Évora, uma cidade dentro de muralhas, onde mora o pai da Ines. No dia 25 vamos para Coimbra, passar o Natal com a família da mãe da Ines. Antes de voltarmos a Lisboa iremos também ao Porto. Posted by Picasa

Saturday, December 03, 2005

Istanbul, 2005

Finalmente arrumei as fotos de Istanbul! As legendas estão em Inglês. Clique aqui ou na foto para ver o Album!
Eu e a Naama (ex-namorada) fomos a Istanbul em Julho de 2005, e passamos 4 dias lá. Nós estávamos em Israel, e decidimos fazer uma viagem a Istanbul, porque é perto e barato: U$200 por pessoa, incluindo passagem e hotel por 3 noites!
A comida em Istanbul é bem melhor do que em Israel, foi a melhor comida tipo Árabe que tive (nota: a Turquia não é Árabe; apesar de ser um país mulçumano, o povo é diferente). O melhor de todos foi um Doner Kebab, um "gyro" com carne de carneiro, num restaurante perto do hotel, longe da área turística, que nao aparentava ser grande coisa, mas que estava sempre cheio. Quando eu vi o tamanho do espeto (ver fotos), nao pude resistir: tínhamos que experimentar. E ainda bem - foi a melhor refeição que tive no Oriente Médio!
A cidade é bem moderna, e em geral se parece com qualquer cidade de terceiro mundo, com prédios velhos mas ainda deste século (a área moderna se parece um pouco com São Paulo). Só que no meio deste prédios feios, se acham inúmeros prédios da Antigüidade: Mesquitas, cemitérios, mercados... E são muito bonitos. A arquitetura das mesquitas é muito detalhada, dando a estas estruturas gigantescas um aspecto delicado, que não se vê em Mesquitas modernas. Outra grande diferença é o povo, super amistoso e bem humorado (bem diferente do que eu vi em Israel).
Outro dia eu termino de colocar as fotos da viagem e faço o album sobre Israel. Posted by Picasa

Friday, December 02, 2005

Philadelphia


Semana passada eu fui pra Philadelphia com a Inês. Nós aproveitamos o fim de semana prolongado (Ação de Graças), e fomos na sexta de manhã, e voltamos no sábado de noite. Nós fomos no carro dela, mas eu que dirigi, tanto na ida como na volta! A cidade é mais ou menos a 5 horas de distância, fica um pouco mais de hora depois de NY. A cidade estava incrivelmente fria - pelo menos estava fazendo Sol. O centro (histórico) é construido entre dois rios, e fica a uns 100km do litoral. A maior atração da cidade é histórica - ela foi palco de eventos importantes para a Independência Americana, e é cheia de monumentos a Independência e aos "fundadores" dos Estados Unidos (como o Ben Franklin, que tem vários monumentos e institutos lá). A cidade estava cheia de turistas, principalmente famílias levando os filhos para ver os monumentos dos heróis Americanos. A "peregrinação" aos lugares históricos parece ser parte fundamental para a endoutrinação dos filhos no Patriotismo Americano. (A gente fazia viagens desse tipo quando eu estava com a minha família americana no intercambio, indo para Washington e outras cidades historicas.) Como nem eu nem a Inês estávamos interessados nisso, a gente evitou as filas gigantes nos monumentos e aproveitou para andar e ver a cidade. O mais interessante da cidade é a arquitetura, que é dominada por prédios-quateirões: prédios tão grandes que ocupam um quarteirão, dos grandes. Esses prédios sao altos, mas não arranha-céus, têm só alguns andares. Por isso eles tem uma aparencia de caixa de sapato. Mas sapatos finos: os prédios têm columas de mármore, entradas com lobby espaçoso, façada bem detalhada - são muito bonitos. O prédio do correio parece um templo romano. A prefeiture (City Hall) é lindíssima. E as lojas de departamento (Lord & Taylor) são muito chiques!

Clique Aqui ou na Foto Acima para ver o Album! Posted by Picasa

Thursday, December 01, 2005

"Gold Digger" featuring Jamie Foxx

I am deeply disturbed with the song Gold Digger. The problem is, I kinda like it. It is a song by some rapper, Kanye West, and it has backup vocals by Jamie Foxx, using his Ray Charles voice (he played Ray Charles in the biographical movie "Ray"). While the foreground is this standard rap, therefore bad, the background is this melodic, catchy, blues-like "song", a la Ray Charles. And it is good. I have enourmous respect for Jamie Foxx after seeing "Ray", and hearing of how he was actually trained by the Ray Charles himself to play the part, and did a lot of the singing on the movie. So if anyone can do something like this and not be accused of ripping Ray off, it's him. To top if off, while entranced by the great background vocals, I started listening to the foreground, and it is funny! Anyway, I guess I like the song, but I am still felling guilty about it...

Here are the Lyrics for Jamie Foxx's vocals:

[Jamie Foxx]
She take my money / when I'm in need
Yea she's a trifflin / friend indeed
Oh she's a gold digga / way over town
That dig's on me

[Chorus:]
(She takes my money)
(When I'm Need)
******
(I gotta leave)