Saturday, December 31, 2005

Portugal, 2005 - Part 2: Natal, Porto e o Estilo Manuelino


O Natal foi dividido: o dia 24 nós passamos com o pai da Ines, em Évora (no Sul de Portugal), e o dia 25 nós passamos em Coimbra (no Norte de Portugal). Logo depois nós fomos mais um pouco ao Norte e vimos o Porto, que na minha opnião é a cidade mais bonita de Portugal. As fotos foram adicionadas ao Álbum - clique na foto ao lado para vê-lo.

Évora é uma cidade dentro de muralhas - muralhas antigas, tipo forte/castelo, construída para proteção da cidade no Século XIV. Por causa do confinamento, as ruas são estreitas e parecem um labirinto - é muito legal. A cidade fica na região do Alentejo, no Sul de Portugal, uma região pobre e mal desenvolvida, considerada o "interior" (quer dizer, onde o povo é caipira). Para se ter uma idéia do que pensam da região, dizem que as piadas que os brasileiros fazem sobre Portugueses, os Portugueses fazem com Alentejanos. É uma região de oliveiras (de onde vêm as azeitonas) e sombreiros (de onde vêm as cortiças).

O dia 24 foi na casa do pai da Ines. O mais interessante foi a quandidade e variedade de dôces para sobremesa (vejam as fotos). Eu fiz um deles, as Farófias (claras de ovos cozidas no leite, com cobertura), que ficaram ótimas!

O dia 25 foi em Castanheda, pertinho de Coimbra, com a família da mãe da Inês. Tentamos ir a Coimbra no dia 26, mas não tivemos tempo lá porque o almoço tomou a tarde inteira. O almoço foi leitão assado, a especialidade da região - tem uma rua com dezenas de restaurantes oferecendo leitão assado.

Depois de Coimbra fomos ao Porto - cidade lindíssima. Os prédios são antigos, grandes, e com arquitetura imponente. É comum ver igrejas cobertas de Azuleijos azuis. Eu achei a cidade muito mais bonita do que Lisboa, mas não posso mais dizer isto porque a Ines já me ameaçou me mandar de volta! (Ela é Lisboeta)

Na volta do Porto para Lisboa, paramos para ver o Mosteiro da Batalha, um mosteiro/palácio gigante e extravagante construído no meio do nada no Século XIV, para celebrar a vitória dos Portugueses contra os Espanhóis em 1385. O Mosteiro é incrível, ricamente trabalhado, o supersumo do estilo Gótico em Portugal, com detalhes em estilo Manuelino adicionados no Século XV e XVI. Vale a pena ver.

Uma coisa legal destas viagens: de vez em quando, eu vou dirigindo, olhando pra estrada, e de repente, a gente vê um castelo - bem ali, na beira da estrada! Um castelo medieval! Como se não fosse nada demais.

Sobre o Estilo Manuelino: Foi um estilo arquitetônico desenvolvido durante o reinado de Dom Manuel I (reinado: 1495-1521), uma evolução Portuguesa do Gótico, com leve influência Mouriscas. O estilo é um retrato do período de expansão colonialista que o Império português conhece no século XV, e inclui motivos marítimos, que ornamentam as construções: cordas entrançadas, cabos, âncoras e corais. Eu diria que sua maior característica é a riquesa de detalhes na ornamentação de elementos menores da arquitetura (arcos, janelas, portas), enquanto que as paredes são nuas e a desenho geral dos prédios são Góticos.

Um dos arquitetos do estilo Manuelino foi Diogo de Boitac, que iniciou sua carreira criando o Convento de Jesus em Setúbal (que só vi de fora), mas ficou famoso pelo seu trabalho no Mosteiro dos Jeronimos, onde foi o primeiro arquiteto, e no Mosteiro da Batalha.

Íamos pra Espanha, mas não acho que vai dar tempo. Depois digo mais. Posted by Picasa

2 comments:

Anonymous said...

o que eu estava procurando, obrigado

Anonymous said...

necessario verificar:)